TPM E ALIMENTOS

Alimentos podem ajudar a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual

É difícil a mulher que não enfrente a TPM, tensão pré-menstrual, com irritabilidade e dores. Mas há alimentos que ajuda a amenizar esses sintomas.

São apenas alguns dias por mês, mas muito difíceis. É difícil encontrar uma mulher que não enfrente esse período com irritabilidade e dores. Tem ainda quem sinta ansiedade, cansaço, retenha líquidos e coma mais que o normal.

“Acho que toda mulher, quando fica ansiosa, quer comer chocolate. Não pode ver chocolate”, diz a administradora Andréa Simões.

Apesar do chocolate ter propriedades calmantes, que melhoram o humor, os médicos dizem que o alimento deve ser evitado durante a TPM para não piorar ainda mais aqueles indesejáveis sintomas.

“O que nós vemos em estudo observacional é que essas mulheres tendo uma alimentação boa, sadia, pobre em frituras, pobre em açúcar e uma alimentação à base de verduras e frutas têm uma sintomatologia mais leve”, explica o médico Osmário Sales.

Na lista do que ajuda a amenizar a TPM devem ser incluídos alimentos ricos em magnésio, como banana, beterraba e espinafre; em vitamina B-6, como o salmão; vegetais de folhas verde-escuro têm Ômega-3; semente de linhaça e ovos contém Ômega-6; e azeite, castanhas e nozes são ricos em Ômega-9.

Há 15 anos, Renata Malaquias mudou a alimentação para fugir dos terríveis sintomas da TPM. “Eu me sinto muito mais disposta”, avalia.

É fundamental fazer exercícios regularmente. A orientação vale para a TPM e também para a menopausa, outra fase na vida da mulher em que mudar a alimentação ajudará muito.

“Depois da menopausa, o metabolismo feminino cai e as mulheres começam a ganhar peso de maneira muito rápida. Essas mulheres terão mais problemas e desenvolverão mais os sintomas”, alerta o médico.

Os sintomas mais comuns são ondas de calor, insônia, irritabilidade e depressão. Para esses casos, as dicas alimentares são praticamente as mesmas. A mulher precisa variar frutas e verduras, evitar sal e açúcar e acrescentar alimentos à base de soja.

Para a engenheira Isabel Cristina, foi essa combinação que ajudou a passar a fase sem traumas. “Eu tenho nervosismo porque todo mundo tem, mas não está ligada diretamente com a menopausa. Eu estou passando por ela numa boa”, diz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: