LIMPEZA DE PELE

CUIDADOS COM A PELE: LIMPEZA
Para manter a pele com aparência saudável, é necessário ter como hábito a sua limpeza diária, que tem como finalidade remover as células mortas, maquiagem, secreções sebáceas e impurezas.

A água sozinha é ineficaz para a limpeza da pele, principalmente a oleosa. Podem ser utilizados produtos que tenham a função de emulsificar os ácidos graxos (gorduras) da pele, sem causar ressecamento. Sabonetes alcalinos tendem a deixar a pele áspera e seca, sendo preferíveis sabonetes líquidos e cremosos, elaborados com tensoativos de baixa irritação cutânea.

A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, que constituem uma emulsão com o suor,formando uma película hidrolipídica. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, coesão e proteção da pele. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que é necessário, a pele se torna oleosa ou seborreica. As pessoas com esse tipo de pele devem usar produtos capazes de proteger e, ao mesmo tempo, regularizar a produção sebácea. Podem ser utilizados leites ou loções de limpeza “oil free”, géis ou soluções hidroalcoólicas para a higiene diária, devendo ser evitados produtos com excesso de álcool, que acabam levando a uma piora da oleosidade da pele (“efeito rebote”).

Produtos adstringentes e esfoliantes também podem ser úteis, uma vez que ajudam na limpeza e renovação celular da pele.

Pessoas com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que são produtos que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.

Loções tônicas também podem ser úteis, pois ajudam a “firmar” a pele, a retirar eventuais resíduos dos leites ou loções de limpeza, além de restabelecer o ph cutâneo.

Fonte:www.carlaalbuquerque.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: