ALCOOL, GORDURAS E DOCES CAUSAM AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES

Álcool, gorduras e doces aumentam os triglicérides, alerta cardiologista
Francisco Fonseca, da Escola Paulista de Medicina. Segundo ele, as margarinas modernas já ajudam na absorção do colesterol.

O médico explicou quando há necessidade de medicamentos para reduzir o colesterol e que não adianta tomar remédio por pouco tempo, pois o uso deve ser contínuo.

Segundo Fonseca, a ingestão de álcool aumenta os índices de triglicérides, assim como as gorduras e os doces. À dúvida de uma gaúcha se erva-mate de chimarrão pode combater o LDL, o cardiologista respondeu que a principal preocupação na região deveria ser com os churrascos e carnes gordurosas, responsáveis – junto com o sal – por uma das taxas mais elevadas de mortes por ataque cardíaco do Brasil.

Gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, óleo de canola ou de girassol, podem ajudar a baixar o colesterol ruim e a aumentar o bom, segundo o especialista. A restrição ao consumo excessivo deve ser aplicada apenas às pessoas com triglicérides elevados.

Fonseca disse que as margarinas de última geração, mais molinhas e sem gordura trans, já auxiliam na absorção de colesterol. Quanto às manteigas, a ingestão deve ser moderada. Para manter níveis aceitáveis no sangue, ele recomendou a troca de gorduras animais por vegetais, com exceção do coco e do azeite de dendê – que podem fazer mal para quem deve fazer um controle rígido.

Triglicérides demais, de acordo com o médico, podem ser um sinal de diabetes, sedentarismo, alto consumo de álcool ou má alimentação. Por fim, ele falou sobre a influência do hipotireoidismo grave sobre as taxas de colesterol e triglicérides.
Fonte: G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: