DICAS DE DERMATOLOGIA: ALIMENTAÇÃO E PELE

Se você quer ter uma pele saudável, é importante que você tenha uma alimentação balanceada, ou seja, uma dieta que contenha uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e proteínas. Equilíbrio é a palavra-chave. Nenhuma dieta isolada é responsável por construir e manter a pele. Assim, dietas da moda, passageiras, que priorizam determinado alimento em detrimento de outros podem, na verdade, privar seu organismo de um nutriente essencial e causar danos para seu organismo e sua pele.

Além disso, existem muitos conceitos errados sobre o efeito de certos alimentos na sua pele. Por exemplo, não é verdade que comer chocolates, doces ou bolos recheados vai causar espinhas. Também não é verdade que comer comidas gordurosas e frituras vai causar aumento da oleosidade da sua pele ou do seu couro cabeludo. Também não há garantias de que se você de “encher” de pepinos, uvas, suco de cenoura ou alface você vai adquirir uma pele perfeita.

Embora não haja dúvida da necessidade de ter uma dieta balanceada e variada, é igualmente importante lembrar que o fator isolado mais importante na determinação da beleza da pele é o hereditário e que os hábitos alimentares tem apenas uma pequena participação nisso.

No entanto, se sua dieta é muito pobre em determinados alimentos, aí sim sua pele pode ter problemas. Isso não ocorre nas pessoas que tem uma dieta balanceada. Mas após doenças graves, cirurgias e nas pessoas com dietas muito restritivas podem ocorrer problemas.

Nas deficiências nutricionais intensas, como ocorre nas doenças graves de qualquer natureza, a pele se torna escura e seca. Os lábios se tornam feridos, doloridos e inflamados, os cabelos caem, as unhas desenvolvem sulcos e podem ficar descoloridas. Os pés se tornam inchados.

A vitamina A é muito importante para a saúde da pele e dos olhos. As principais fontes desta vitamina são: óleo de fígado de bacalhau, fígado, espinafre, leite e gema de ovo. Se a dieta estiver deficiente desta vitamina, a pele torna-se excessivamente seca. A visão noturna torna-se deficiente. Mas, lembre-se que você também não deve tomar uma overdose de vitamina A, pois isso pode provocar ressecamento e aspereza na pele, queda de cabelos e feridas nos lábios.

Ressecamento e inflamação dos lábios também pode ocorrer nas deficiências de vitamina B. Vitamina C, presente em todas as frutas cítricas, também é importante para a saúde da pele.

Além das vitaminas, sua dieta também deve incluir minerais. O ferro é importante para a saúde do sangue. Conseqüentemente, confere um aspecto corado à sua pele. O ferro é encontrado em vários vegetais verdes, nas frutas e nas carnes. Zinco é também muito importante para a saúde da pele.

Muitas bebidas podem causar danos à pele. Álcool e café causam dilatação dos pequenos vasos que ficam sob a superfície da pele. Isso resulta na familiar aparência ruborizada, avermelhada das pessoas que tem o hábito de beber. Esses efeitos do álcool e do café são inicialmente temporários, mas beber excessivamente poderá causar dilatação permanente dos vasos da pele, fazendo com que eles fiquem aparentes. Existem outras causas de telangiectasias (pequenos vasos da pele): hereditariedade, efeitos do sol, comidas apimentadas e extremos de temperatura.

Alimentos freqüentemente tem um papel importante na gênese de pelo menos 2 tipos de problemas de pele: urticária e eczemas. Embora haja vários tipos de eczema que não são causados por alergias alimentares, o “eczema atópico” freqüentemente resulta disso. Certos alimentos, como leite, ovos e comidas com conservantes podem causar com maior freqüência alergias. Uma pessoa pode ser alérgica à mais de um tipo de alimento. Geralmente, várias horas se passam antes da reação ocorrer; assim é um problema identificar o “culpado”. Felizmente, a maioria das pessoas “superam” suas alergias alimentares e acaba não sendo necessário pesquisar tão cuidadosamente o agente causador.

-Os vegetais proporcionam vitaminas, como as vitaminas A e C, folato e minerais como ferro e magnésio.
-Frutas e sucos de frutas são importantes fontes de vitaminas A, C e potássio e são pobres em gordura e sódio.
-Carnes e peixes são fontes de proteínas, vitamina B, ferro e zinco. Nozes e ovos são também fontes importantes de proteínas, vitaminas e minerais.
-Leites são fontes de proteínas, vitaminas e minerais, sobretudo cálcio.

Dra. Carla Albuquerque-Dermatologista (www.carlaalbuquerque.com.br)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: